5 de nov. de 2012

Bombocado ou Queijadinha: Parte 1


Almoçávamos na casa de meus avós paternos todos os sábados. Não faltava na sobremesa essa delícia que para mim sempre foi uma dúvida quanto ao nome. Tem gente que chama de Bombocado, outros dão o nome de Queijadinha. São muito parecidos; um leva coco ralado, o outro não. Já pesquisei e existem receitas de ambas as formas com ambos os nomes. Portanto, para mim, nada está esclarecido, por enquanto:

Bombocado ou Queijadinha: Parte 1


Para a gente o Bombocado era sem coco. No Guarujá dos anos 70, tinha um senhorzinho caiçara que andava pelas praias carregando uma cesta enorme vendendo seus quitutes. Os que ele vendia eram iguaizinhos aos da vovó Lourdes, um tanto maiores, um tico mais secos, mas no geral, muito parecidos e, também, sem coco. Chamavam aqueles doces de queijadinhas.

As receitas de minha avó Lourdes eram resumidas. Ela era uma ótima "operadora de tráfego" na cozinha. Tinha paladar e era chata ao ensinar a cozinheira até que a coitada aprendesse. Mas, na hora de pilotar o fogão... deixa pra lá!

É incrível constatar que todas a cozinheiras dela sempre fizeram esse doce absolutamente igual. Perfeito!

Eu comia dezenas todos os sábados.

https://www.amazon.com.br/dp/B00N716ZR6


Bombocado


½ kg de açúcar
1 colher de manteiga
1 pires de farinha de trigo
1 ovos batidos
1 pires de queijo ralado

Fazer uma caldo em ponto fio, colocar a manteiga, despejar essa calda em cima da farinha.
Deixar esfriar, juntar as gemas já batidas, peneirar bem. Adicionar o queijo ralado.
Assar em forminhas e desenformar ainda quente.

Hoje em dia, quem carrega essa tradição em nossa família é a Luzia, uma de minhas tias. Fazem muito bem em sua casa. Eu ainda vou tentar aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário